O estudo PR Scope 2017 apontou que a inovação é uma das principais demandas do setor de relações públicas no Brasil. Desde a sua fundação, em 1990, o Grupo CDI vem se antecipando ao mercado, o que culminou, há uma década, na transição de um trabalho antes focado exclusivamente em comunicação corporativa para um posicionamento abrangente direcionado à convergência entre as vertentes de comunicação e marketing. Neste ano, mais um passo foi dado com a criação de um núcleo de inovação que busca startups e empresas que tenham competências complementares, para ampliar a atuação da companhia.

Antônio Salvador Silva, fundador e presidente do Grupo CDI:“Nestes 26 anos de atuação, trabalhamos com sucesso na defesa, manutenção e fortalecimento da imagem de centenas de empresas nacionais e multinacionais dos mais variados setores”.
Antônio Salvador Silva, fundador e presidente do Grupo CDI:“Nestes 26 anos de atuação, trabalhamos com sucesso na defesa, manutenção e fortalecimento da imagem de centenas de empresas nacionais e multinacionais dos mais variados setores”.

Hoje, o Grupo CDI está entre os dez maiores grupos de comunicação corporativa do País, com crescimento médio de 15% ao ano.

Em linha com sua estratégia de novas aquisições para o crescimento de sua atuação, o Grupo CDI adquiriu recentemente a Agência Bowie, de inbound marketing, e contará, em breve, com uma nova área exclusiva para atendimento de demandas relativas ao compliance das empresas.

“Por meio da expansão de nosso portfólio de serviços e um planejamento focado na construção de uma rede de relacionamentos com diversos públicos, conquistamos um lugar de destaque no mercado brasileiro de comunicação e marketing”, afirma o jornalista Antonio Salvador Silva, fundador e presidente do Grupo CDI.

Sob o conceito de ‘Marketing Communications’, o Grupo CDI desenvolve projetos que incorporam criatividade, tecnologia, conteúdo e ações de relacionamento a fim de entregar soluções completas e alinhadas aos objetivos de negócios dos clientes. Os serviços vão de RP à produção de conteúdo, da prevenção e gestão de crises ao monitoramento de exposição de imagem, e ainda englobam pesquisas de mercado, live marketing e digital performance.

Henrique Repiso, diretor-executivo do Grupo CDI: “Ter um relacionamento perene com os clientes é fundamental para garantir os melhores resultados”.
Henrique Repiso, diretor-executivo do Grupo CDI: “Ter um relacionamento perene com os clientes é fundamental para garantir os melhores resultados”.

“Essas ideias devem sempre gerar resultados concretos e mensurados com base em KPIs previamente definidos tanto em reputação quanto em geração de novos negócios, base de leads ou até mesmo vendas”, explica Henrique Repiso, diretor-executivo do Grupo CDI. Entre os 80 clientes que integram o portfólio do Grupo estão SulAmérica, PwC Brasil, Royal Enfield, Yara, John Deere, Onodera, Transparência Internacional, Grupo Doria, Grupo Victor Malzoni, Hospital Santa Catarina, SAS, Atos, ISA – CTEEP, Concha y Toro, Monsanto e LATAM.

Relacionamento e resultados — A construção de relacionamentos é um dos grandes diferenciais da companhia, tanto que o Grupo é reconhecido pelo alto índice de fidelidade de seus clientes. Existem contas que estão há

25 anos no Grupo CDI. “Acreditamos que um relacionamento perene é fundamental para garantir os melhores resultados, fortalecendo a imagem e reputação do cliente. Atualmente, boa parte do trabalho desenvolvido é de mapeamento, análise e estruturação de programas com influenciadores e stakeholders”, completa Repiso.

Um dos exemplos dessa atuação foi a ação realizada para o Shopping Center Norte para o café da manhã com o Papai Noel no Natal de 2016. A iniciativa envolveu a adoção do WhatsApp para estreitar o contato do centro comercial com influenciadoras digitais do universo de maternidade. Para isso, foi criado um perfil do Papai Noel que incluía vídeos e interações personalizadas com os filhos das blogueiras. Além dos resultados quantitativos, a iniciativa trouxe como legado uma conexão grande do shopping com as influenciadoras. Já para o lançamento da marca de motocicletas Royal Enfield, o Grupo CDI criou uma estratégia que incluiu uma experiência realizada diretamente na Índia, sede da marca, com influenciadores digitais e jornalistas, que impactou na decisão de compra do produto no Brasil.

No alto, da esquerda para direita, Felipe Lex, Fernando Cavalcanti, Aluísio Nahime e Facundo Guerra. Os quatro integraram o time de jornalistas e influenciadores digitais que viajou para a Índia para o lançamento da marca de motocicletas Royal Enfield. Além de posts e reportagens, os resultados chegaram a impactar na decisão de compra do público brasileiro
No alto, da esquerda para direita, Felipe Lex, Fernando Cavalcanti, Aluísio Nahime e Facundo Guerra. Os quatro integraram o time de jornalistas e influenciadores digitais que viajou para a Índia para o lançamento da marca de motocicletas Royal Enfield. Além de posts e reportagens, os resultados chegaram a impactar na decisão de compra do público brasileiro
João Paulo Filomeno, CEO da Sallero: “Não acreditamos em generalismo. Sempre buscamos incorporar negócios e especialidades complementares ao nosso portfólio.”
João Paulo Filomeno, CEO da Sallero: “Não acreditamos em generalismo. Sempre buscamos incorporar negócios e especialidades complementares ao nosso portfólio.”

Inovação na prática — “Apesar de a convergência entre as vertentes de comunicação e marketing ser imprescindível e se tratar de uma ampliação da nossa atuação, entendemos que a melhor forma de realizarmos as entregas seria por meio de unidades de negócios que representam diferentes especialidades”, explica João Paulo Filomeno, CEO da Sallero, agência de live marketing, digital e mídia incorporada à companhia em 2011.

Um destaque recente do trabalho integrado foi o projeto realizado para o cliente Concha y Toro, maior empresa vitivinícola da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. Com objetivo de desmitificar o mundo do vinho para os millennials, a iniciativa contemplou o desenvolvimento de um chatbot via Facebook Messenger para responder, em tempo real, às dúvidas sobre vinhos e ainda dar recomendações de harmonizações.

Sommelier Virtual criado para a Concha Y Toro com o objetivo de desmitificar o mundo do vinho para os millenials. Disponível no Facebook Messenger, o chatbot também foi incorporado aos pontos de venda.
Sommelier Virtual criado para a Concha Y Toro com o objetivo de desmitificar o mundo do vinho para os millenials. Disponível no Facebook Messenger, o chatbot também foi incorporado aos pontos de venda.

Batizado de “Renato”, o sommelier virtual também foi incorporado ao ponto de venda do cliente, por meio de totens interativos. Esta ação no PDV, inédita no segmento, resultou até agora em mais de 5.500 interações, sendo que 75% das sincronizações eram do target estabelecido. No projeto, enquanto uma parte da equipe das empresas se dedicava ao desenvolvimento e ativação da solução, a outra ficou responsável por atrair a atenção da mídia, com divulgação em diversos veículos de comunicação e ações de relacionamento.

“A marca Reservado Concha y Toro tem como objetivo recrutar novos consumidores. Nossa missão é fazer com que as pessoas provem e gostem, sem se preocupar com especificidades técnicas. Por meio deste projeto, mostramos que o vinho é para todos os perfis. Ter um assistente virtual como o ‘Renato’ é importante para disseminar essa cultura”, explica Paulo Amalfi, gerente de marketing de Reservado Concha y Toro.

GRUPO CDI EM NÚMEROS

7 empresas
• CDI Comunicação Corporativa
• Sallero (live marketing, digital e mídia)
• Agência Bowie (inbound marketing)
• Manacá Filmes (produção de filmes)
• Game 76 (pesquisa)
• Dialogus (educação corporativa, capacitação e desenvolvimento das habilidades de comunicação)
• Bolter Ads (plataforma de investimento de mídia digital automatizada).

200 colaboradores
Time multidisciplinar de jornalistas, publicitários, relações públicas e profissionais de marketing e administração.

80 clientes de 13 segmentos
Agronegócio, saúde, tecnologia, consumo, auditoria, terceiro setor, aviação, beleza, automobilístico, educação, indústria, governo, serviços.

Alcance global
Associada à norte-americana Finn Partners, com mais de 250 clientes em 14 países: Estados Unidos, México, Inglaterra, França, Israel, China, Singapura, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.

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